O retrô hoje está misturado à atualidade. É aquele resgate do que foi tendência há um bom tempo atrás e volta com tudo, mas de uma forma remodelada, inovando em algum detalhe.
Um exemplo disso são as padronagens estampadas com detalhes florais e arabescos clássicos, que perdem aquele aspecto antiquado por conta das texturas dos tecidos e cortes das peças, trazendo um equilíbrio interessante entre o moderno e o vintage.
Estampas florais
Mini florais misturados a geométricos e crisântemos em larga escala, os florais retrô vem com tudo para próxima estação. Com traços manuais estilizados, interferências digitais e combinações vibrantes, o floral vintage está presente em alguns, dos principais desfiles internacionais. As estampas apresentam um mix renovado de padronagens, como o poá e geométricos vibrantes, florais abstratos em tons terrosos e folhagens delicadas.
A pioneira Gucci
Continuando a tendência maximalista pioneira pela Gucci, alguns florais aparecem em grande escala, junto a composês geométricos e elementos orgânicos em traço manual.
Lembrando os tecidos da década de 1960 e 1970, os florais apresentam muitos detalhes? e cores vibrantes, ajudando a tecer a individualidade nas peças.
Dries Van Noten empurra os limites e sobrepõe geométricos rígidos sobre um leito de flores.
Balenciaga aposta em um mix de florais mais claros, em tons de lilás, verde e azul claro. A marca apresenta uma mistura de folhagens e florais delicados e interferências manuais.
Confira algumas tendências em estampas: