A Copa do Mundo Fifa 2022, que acontecera? entre novembro e dezembro, tende a ser ainda mais impactante do que as u?ltimas edic?o?es: trata-se de um grande evento mundial apo?s dois anos de pandemia. Desponta o sentimento de esperanc?a, unia?o e celebrac?a?o – e, naturalmente, selec?o?es consideradas fortes, entram em evide?ncia. Brasil, Franc?a (u?ltima a vencer), Espanha, Argentina e Alemanha sa?o alguns dos uniformes que ganham destaque.
Ale?m disso, camisetas que possuem apelo de moda, com elementos diferenciados ou jogos de cores contrastantes, tendem a receber atenc?a?o – como a da Nige?ria na Copa de 2018; neste ano, a do Brasil (com refere?ncias a? onc?a-pintada) e a do Me?xico (com elementos astecas) sa?o alguns exemplos. Esta e? tambe?m provavelmente a u?ltima copa de alta performance de grandes estrelas como Neymar (Brasil), Messi (Argentina) e Cristiano Ronaldo (Portugal) – o que tende a deixar a camiseta desses atletas em alta.
Ale?m de mobilizar a populac?a?o para torcer pela sua selec?a?o, a Copa do Mundo costuma ter, tambe?m, muitos efeitos para a economia – e para a indu?stria da moda. Neste ano, em que a competic?a?o acontecera? mais perto do fim do ano, a expectativa de movimentac?a?o de nego?cios tende a ser ainda maior, ja? que o evento coincidira? com a Black Friday – uma das datas comerciais mais importantes do varejo no mundo.
Diversas marcas lanc?am colec?o?es- ca?psula com esse tema, a fim de engajar consumidores que buscam pec?as para evidenciar sua torcida em um contexto de despojamento e comemorac?a?o. As inspirac?o?es costumam ser cores e si?mbolos nacionais – dos mais literais aos mais sutis. Neste e-book, tomando como base a inspirac?a?o na cultura brasileira, exploramos algumas das principais refere?ncias.
Brazilcore Reimaginado
O Brasil e? conhecido no mundo todo como “o pai?s do futebol” – desde que a Copa do Mundo foi criada, em 1930, este e? o u?nico pai?s que participou de todas as edic?o?es do mundial. Ale?m disso, a selec?a?o brasileira e? a maior campea? do futebol masculino, sendo a u?nica com cinco tac?as do campeonato. Na?o por acaso, diversos pai?ses tambe?m celebram (e torcem!) pelo time brasileiro. A cultura brasileira, assim, e? refere?ncia para cores ene?rgicas, estampas bem-humoradas e pec?as athleisure que evocam o clima de praia, boteco e futebol, regado a drinks e pe? na areia. Despontam adaptac?o?es menos literais dos si?mbolos nacionais – as quais te?m sido preferidas pelas marcas locais, sobretudo devido ao cena?rio poli?tico polarizado em um ano de eleic?a?o.
Atente-se para a possibilidade de usar as cores da selec?a?o brasileira de maneira indireta ao aproveitar tons que esta?o em alta na moda global e, dessa forma, possibilitar a longevidade das pec?as no guarda-roupa para ale?m do evento, como nas refere?ncias a seguir.
Fique Atento: Para utilizar logos, escudos e menc?o?es a? Copa do Mundo, e? necessa?ria uma autorizac?a?o legal/ direito de uso. Ainda que procure elementos mais literais para sua colec?a?o, evite usar braso?es oficiais, nomes de organizac?o?es (como FIFA) e o nome dos atletas, por exemplo.
Tons Ensolarados
A inspirac?a?o na cultura brasileira ultrapassa os si?mbolos e cores tradicionais. Refere?ncias praianas e despojadas, remetendo ao lifestyle do Rio de Janeiro, ganham protagonismo, com grande destaque para tons alaranjados e amarelados – inclusive em verso?es ombre?.
Adapte: Lembre que o exemplo de inspirac?a?o na cultura de um pai?s especi?fico pode ser adaptado a diversos outros: a ideia essencial e? buscar elementos ti?picos e reinventa?-los, tendo em vista principalmente a ocasia?o em que o pu?blico da sua marca tende a usar as pec?as e assistir aos jogos.
Clima de Boteco
Pec?as leves, versa?teis e divertidas, que va?o da praia ao bar, sa?o apostas com alto potencial comercial. Celebrando os encontros ao ar livre e a normalizac?a?o das atividades sociais, churrasco, petiscos, cachac?a e caipirinha sa?o transformados em i?cones para estampas alegres. Trevos de quatro folhas e outros patua?s associados a boa sorte tambe?m sa?o elementos em destaque nesse mood.
Streetwear Esportivo
Com ares dos anos 1990, jaquetas esportivas, calc?as retas e moletons amplos compo?em looks de streetwear com bom apelo comercial; regatas e camisetas sa?o destaque entre itens ba?sicos. A alta do Astro Green (tambe?m chamado de verde chroma) e do Azul Cobalto, por exemplo, garante uma o?tima oportunidade para representar o time brasileiro com as cores da camisa da selec?a?o de maneira indireta.
Essa adaptac?a?o em relac?a?o a?s cores pode ser feita de acordo com a nacionalidade – explorar diferentes nuances, ainda que se atendo a?s cores da bandeira do pai?s, tende a permitir maior tempo de vida para a colec?a?o.
Sport Vintage
O sport vintage e? uma tende?ncia entre os uniformes esportivos, utilizando pec?as oficiais de de?cadas anteriores. Nas composic?o?es, a alfaiataria tem se tornado a principal escolha para garantir um visual cla?ssico; para compor com as camisas, calc?as de alfaiataria aparecem em cores neutras, contrastando com a parte de cima. A camisa tambe?m aparece como sobreposic?a?o de blusas de malha com manga longa e gola alta.
Fonte: Start Wgsn